Pastoral é toda a ação da Igreja, fundamentada na ação de Jesus, com vistas à implantação do Reino de Deus. Desta maneira, a pastoral exercida pela Igreja tem como finalidade concretizar a mensagem da Boa Nova, seja nas estruturas sociais, seja no testemunho diário e constante, pelo qual somos chamados a ser "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt 5, 13-16).
A pastoral consiste em atualizar as atitudes de Jesus, Bom Pastor, e por esta razão, uma boa organização pastoral é fundamental para a vivência comunitária da fé. Sendo assim, os organismos vivos da organização pastoral devem voltar-se às exigências da Ação Evangelizadora: serviço, diálogo, anúncio e testemunho.
Na Arquidiocese de Aparecida foi criado em junho de 1987, logo após a 1ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral). Este órgão é destinado à coordenadoria geral das pastorais, sendo responsável por fomentar a relação entre o Arcebispo, o Clero, as pastorais, os movimentos e ministérios. Além disso, o CAP cuida da implantação de novas pastorais e ministra cursos, encontros e retiros para membros já atuantes.
Atualmente, o Padre Paulo Roberto da Silva é o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aparecida.