Fachada do Seminário Missionário Bom Jesus
Quem passa por Aparecida, pela Rodovia Presidente Dutra, nota à sua direita (sentido São Paulo) a fachada de um prédio renascentista, cercado de muito verde e frondosas árvores. É o Seminário Missionário Bom Jesus, sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aparecida e local de formação de nossos futuros sacerdotes.
A história do Seminário Missionário Bom Jesus remonta ao século XIX, mais precisamente ao ato de lançamento e bênção da Pedra fundamental, em 6 de agosto de 1894, pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. A pedra foi colocada no futuro altar-mor da capela do colégio, destinado aos jovens que aspirassem ao estudo eclesiástico.
O Seminário Missionário Bom Jesus – Colegião, como é conhecido – é projeto do engenheiro e arquiteto paulista Dr. Francisco Carlos da Silva, diplomado na França. Segundo alguns, ele se inspirou no Palácio de Versalhes. O edifício foi concluído ao longo dos anos com modificações, mas externamente manteve a concepção original do arquiteto. Para a construção do prédio foi montada uma olaria própria, onde fabricaram-se os tijolos enormes e requeimados, que estão até hoje desafiando as intempéries. Em cada tijolo está a marca: NSA (Nossa Senhora Aparecida).
Madre Paulina visita o Seminário
Em 1919, uma parte do edifício foi destinada a obras de caridade, por Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo de São Paulo, instalando ali o asilo Nossa Senhora Aparecida, confiado às Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No ano de 1923, entre os dias 10 e 20 de agosto, e em setembro de 1934, esteve visitando o asilo Madre Paulina, a primeira santa do Brasil, canonizada por São João Paulo II.
Papa João Paulo II visita o Seminário
Em 04 de julho de 1980, o saudoso Papa João Paulo II, em sua primeira visita apostólica ao Brasil, esteve em Aparecida para sagrar o Santuário Nacional com o título de Basílica Menor. Na ocasião, o Seminário Missionário Bom Jesus teve a honra de receber Sua Santidade para um almoço com os seminaristas e padres da Arquidiocese, e hospedá-lo por uma tarde.
Papa Bento XVI visita o Seminário
Para receber o Papa Bento XVI, que visitou Aparecida por ocasião da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em 2007, o prédio do Seminário passou por uma profunda reforma. A obra foi custeada por doações de benfeitores, empresários brasileiros e entidades de ajuda da Igreja na Europa.
Inauguração da 2ª etapa das obras do Seminário
Em 06 de agosto de 2010, foi inaugurada a ala destinada aos seminaristas da Arquidiocese de Aparecida no Seminário Missionário Bom Jesus. O retorno foi marcado por uma Celebração Eucarística, presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.
Inauguração da 3ª etapa das obras do Seminário
Na 3ª etapa foi realizada a conclusão da revitalização do Seminário Missionário Bom Jesus. Nesse estágio, foram terminados os 74 apartamentos da Pousada do Bom Jesus, que funciona em algumas alas do prédio. A terceira etapa foi inaugurada em 19 de março de 2012.
Papa Francisco visita o Seminário
O Papa Francisco visitou Aparecida no dia 24 de julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Após celebrar a Eucaristia no Santuário Nacional, se dirigiu ao Seminário Missionário Bom Jesus, onde foi recebido com flores pelos seminaristas e padres formadores.
No pátio interno, abençoou uma imagem de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão e participou simbolicamente do plantio de uma muda de pau-brasil. Em seguida, almoçou com a comunidade e cumprimentou irmãs de clausura no jardim.
Antes de partir, recolheu-se por alguns minutos nos aposentos reservados a ele na chamada Ala Pontifícia, que já recebeu também São João Paulo II e Bento XVI.
Aberto à visitação
O Seminário Missionário Bom Jesus está aberto à visitação de todos que queiram conhecer suas instalações. O quarto que recebeu os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, a capela, o refeitório e o museu também estão disponíveis ao público.